sábado, 22 de março de 2014

Palestra "Atendimento ao Público do Transporte Urbano em Joinville"

Fonte: Transtusa, 2014.

Ministradas Palestras para os Bilheteiros da Empresa TRANSTUSA com o apoio da PASSEBUS.

Tema: Atendimento ao Público do Transporte Urbano em Joinville.

Excelentes aprendizados foram gerados durante as palestras para os profissionais que atendem diariamente aos clientes do transporte público de Joinville. Sem dúvida, Bilheteiros motivados e capacitados fazem a diferença na qualidade dos atendimentos aos clientes. Acredite!

Muita luz e sabedoria para Equipe TRANSTUSA e PASSEBUS na gestão do transporte público.

HighPluss Treinamentos agradece a confiança e preferência. 

Muito Obrigado!






sábado, 25 de janeiro de 2014

Ultrapassagens pelo Acostamento na BR 470 - SC.

Foto 1 - Ultrapassagem pelo acostamento.
Foto 2 - Ultrapassagens pelo acostamento.
Foto 3 - Condutor decidiu ultrapassar pelo acostamento.
Foto 4 - Veículo ultrapassando pelo acostamento na curva.
                                      Foto 5 - Veículos ultrapassando pelo acostamento na curva.


Dia 19/01/2014 - Durante viagem no sentido BR 101 para Blumenau - SC na rodovia BR 470 foram realizados registros dos comportamentos dos condutores. Existem campanhas educativas para desenvolver a consciência do condutor no trânsito, porém na prática percebe-se diversos desvios de comportamentos dos condutores nas estradas. 

Nas fotos 1,2 e 3, percebe-se como o condutor do veículo na cor branca é influenciado pelo comportamento do veículo que aparece na foto 1, ultrapassando pelo acostamento. 

Na foto 4, percebe-se que o condutor do veículo da cor preta decidi ultrapassar pelo acostamento na curva o veículo na cor branca, e na sequência terá que ultrapassar o caminhão. Exigiu maior velocidade para ultrapassar e colocar-se na frente do caminhão. 

Na foto 5, percebe-se que existe outro veículo de cor prata onde o respectivo condutor segue o exemplo negativo do condutor que dirige o veículo de cor preta. 

Os registros acima mencionados aconteceram no horário das 17:30 às 18:30 hs., sendo que recomendo a necessidade de uma maior fiscalização nesse trecho da BR 470. 

Nesse período de viagem percebeu-se condutores despreparados emocionalmente para lidar com situações de trânsito que requer paciência e saber tomar as melhores decisões na direção.

Espero ter contribuído com as imagens e comentários, para que você condutor, possa ampliar o seu saber no sentido de dirigir seu veículo de maneira defensiva. 

A Direção Defensiva é uma decisão inteligente! Pratique!

Bons aprendizados!

Palestrante José Rovaní
Palestra VIP para Motoristas - Hands On.







terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um pouco de história dos caminhões do futuro


Volvo-Concept-Truck-2020-15
Os Concept Truck (caminhões-conceitos) são protótipos desenvolvidos com o propósito de buscar inovações que tragam mais eficiência ao transporte. Servem como um laboratório de pesquisa, resultados de novos designs que possam reduzir o coeficiente de resistência aerodinâmica, aumentar a inteligência embarcada, segurança para que haja a menor dependência da intervenção do motorista, tudo sem perder de vista a redução de custos operacionais. Muitas inovações que podem parecer impossíveis hoje, mas, para o futuro, viáveis. De qualquer forma, esses veículos são excelentes ferramentas de marketing porque, através deles, a indústria pode mostrar ao mercado que tem projeções, que desenvolve inteligência e que estão na vanguarda avaliando ideias novas que poderão ser funcionais.
Paralelamente a isso, a indústria de insumos também faz o seu papel, desenvolvendo pneus mais duráveis, transmissões mais amigáveis e até matéria-prima mais leve.
Quem imagina que essas inovações são uma cultura atual da indústria, chegando junto com o advento da informatização, engana-se. Os caminhões-conceitos são desenvolvidos desde a década de 1980, precisamente na era Virages e Pegaso, na Europa.
Muito se evoluiu desde o Virages – este, um precursor do atual Renault Magnum. Prova disso são os departamentos de designers das fabricantes que seguem surpreendendo com novos e vanguardistas exercícios de imaginação, alguns mais próximos da realidade que se tem hoje e outros mais no “campo das ideias” – estes, porém, querem encenar, além da estética futurista, conceitualismos que podem avançar à medida que a tecnologia também avança, mesmo porque é necessário ser acessível para se tornar real.
O Salão de Hannover, na Alemanha, em 1992 foi palco do primeiro Concept Truck, o Mercedes-Benz EXT´92 cujos atributos estavam, além da aerodinâmicas na segurança. Quatro anos depois, esse estudo resultou na primeira geração do Actros.
Com uma excelente aerodinâmica, a Renault Trucks apresentou no mesmo Salão, edição de 2004, o Radiance. Seu desenho externo exibe linhas modernas, o para-choque em formato de arco, a cabine de ampla área envidraçada, foram algumas das propostas que a grife de caminhões francesa quis mostrar no que se refere a aerodinâmica e segurança.
Mais tarde, em 2010, Hannover volta a ser palco de conceitos. O então presidente da MAN, Pachta-Reyhofen, mostrou o Concept S, um estudo criado como um cavalo-mecânico, com uma forma totalmente aerodinâmica, que rendeu até 25% menos de CO2 se comparado aos veículos convencionais com tecnologia Euro 5. Com o Concept S, a MAN quis mostrar o que ela está desenvolvendo para contribuir com o atual tema sobre os limites de emissões.
Nesse mesmo Salão de Veículos Comerciais – o maior do mundo –, a italiana Iveco apresentava o Iveco Glider, fruto de um processo criativo que começa na observação da natureza, um caminhão capaz de oferecer produtividade com menos impacto ao meio ambiente. Apesar de ter um desenho bem próximo da realidade, ou seja, não seria difícil encontrá-lo pelas estradas nos próximos 10 anos, o Glider foi desenvolvido para ser mais eficiente em termos de economia de combustível e, consequentemente, de emissões. A aerodinâmica é um dos destaques do modelo, o coeficiente foi reduzido em 8%. Todas as aberturas da cabine são controladas eletronicamente e só abrem quando necessário, em baixa
velocidade e pouco fluxo de ar. Andando mais rápido, elas se fecham parcialmente reduzindo o arrasto e a força necessária para mover o caminhão, que utiliza painéis capazes de gerar energia renovável a bordo. Ainda por meio do sistema denominado KERS (Kinetic Energy Recovery System), permite recuperar energia suficiente para alimentar a maior parte dos sistemas auxiliares (climatizador, compressor, bombas etc.) que se converteram em sistemas elétricos. Esse sistema de recuperação de energia cinética permite reduzir as necessidades energéticas do veículo em até 5%. O Iveco Glider também foi palco da edição brasileira do Salão do Transporte, a Fenatran 2011.
No entanto, ao que tudo indica, para um futuro, ainda que mais distante, os caminhões poderão ser próximos dos conceitos da MAN e da Renault, com cabines mais modernas, que por dentro privilegiam conforto para o motorista e fora, a aerodinâmica em favor da redução de custos operacionais que, consequentemente, contribuíriam para a questão de emissões. Serão caminhões com inteligência embarcada suficiente que minimizará mais as deficiências e erros dos motoristas.
A respeito desse tema, hoje temos os câmbios automatizados, sistema de troca de marchas inteligente, que dispensa a intervenção do motorista na troca de marchas e, com isso, reduz erros na operação. Os resultados são menores paradas para manutenção, menos gastos com combustível e mais produtividade para o motorista que não precisa ficar “cambeando” marcha. Algo similar acontece com os sistemas de saída em rampa, controle de velocidade e outros sistemas que “antes” pareciam complexos.
Uma visita ao futuro
Uma das vantagens dos Concepts Trucks é que, por meio deles, os engenheiros mostram como entendem o transporte e os caminhões para as próximas décadas. A exemplo disso estão o Volvo Vision 2020 e o Renault Trucks Connect. A fabricante sueca destaca futuras composições que podem ser mais adequadas para daqui oito anos, enquanto que a fabricante francesa foca no transporte urbano no período entre 2030 e 2040.
O Vision 2020 é um caminhão-conceito que possui um design mais “limpo”, sem muitos detalhes que possam ocupar espaços, como o túnel do motor. O aproveitamento desses espaços seria para adicionar recursos, como dispositivos de absorção de impactos. Para se ter uma ideia, no Volvo conceito não há espelhos retrovisores interno ou externos, tudo é visto através de câmeras que podem também alertar ao motorista sempre que houver uma situação de risco, eliminando os pontos escuros. Outro bônus do desenho do caminhão é a aerodinâmica avançada, trazendo melhorias associadas à eficiência de combustível.
O Connect da Renault é uma proposta para as grandes cidades. O caminhão é movido por motores elétricos instalados nas rodas. Isso possibilitou desenvolver um veículo com piso inteiramente plano, oferecendo mais conforto interno para o motorista. Além disso, pelo fato de não ser movido a nenhum combustível fóssil, vai atender a demanda já necessária, mais ainda futura, dos centros expandidos, pela menor emissão de poluentes e de ruídos.
Freightliner comemora 70 anos inovando
Tendo por base a história de inovação para comemorar os 70 anos, a Freightliner, do Grupo Daimler, apresentou o Revolution Innovation Trucks durante o salão de veículos comerciais norte-americano realizado neste ano. O caminhão-conceito traz a leitura que sua fabricante tem sobre a indústria de caminhões nos Estados Unidos nos próximos anos. E como não poderia deixar de lado, a aerodinâmica e o conforto a bordo para os motoristas são os principais destaques que a Freightliner destaca sobre o Revolution.
No que se refere à eficiência de combustível, além do design aerodinâmico, o para-brisa assimétrico que contribui para reduzir o arrasto, o caminhão foi produzido com materiais mais leves. Pelo fato de possuir uma chave, denominada keyless – que permite o acesso do motorista ao caminhão sem a necessidade de maçaneta – a abertura de porta do caminhão é corrediça. Tirar as maçanetas da porta também favoreceu o coeficiente aerodinâmico. O Innovation Truck possui ainda algumas câmeras instaladas que mostram as situações das estradas, oferecendo ao motorista uma amplitude maior sobre as condições da viagem. Equipado com motor DD13 da Detroit Diesel, o propulsor permite um intervalo de 50 mil milhas entre os serviços de manutenção. O motor trabalha com a transmissão automatizada DTD 2100, construída em alumínio, o que ajudou na redução da tara.
Para a próxima década
Os detalhes do Renault Radiance, projetos dos anos 2000, dão uma clara noção de como poderá ser os caminhões nos próximos 10 anos. Isso porque não se diferenciam muito do que se tem hoje. O desenho privilegia a aerodinâmica, tema fundamental nas rodas de engenheiros e designers para a redução de consumo de combustível. Os caminhões dispensam o uso de maçaneta e no lugar dos retrovisores câmeras são instaladas para se ter uma imagem mais ampla da rodovia. Um sistema de iluminação adaptativo seria capaz de responder automaticamente a cada situação.
A bordo, impera a tecnologia embarcada que reduzirá ao máximo a intervenção humana. Reduzir os custos operacionais e aumentar a segurança por meio de uma direção eficaz e segura são funções das novas tecnologias. Obviamente que o motorista não será extinto e continuará sendo peça fundamental no transporte rodoviário de carga, mas ele terá de se aprimorar para acompanhar tamanha evolução tecnológica.
O Glider, por exemplo, foi desenvolvido levando muito do conceito que existe hoje nos caminhões estadunidenses. Seu habitáculo foi projetado para três situações: trabalho, descanso e lazer, ou seja, é preparado para ser instalado com micro-ondas, televisão, poltrona giratória, mesa etc.
A cabine Boxer da Scania
Quando a Scania apresentou o seu caminhão-conceito, denominado Cabine Boxer, ela quis propor mudanças de lei na Europa que permitissem aumentar a cabine em cerca de 30 a 40 cm e com isso conseguir maior zona de absorção de impacto em caso de acidentes. Mas como a Europa caminhava rumo às cabines chamadas “cara-chata”, o projeto não vingou.
Publicado em 10/12/2013 no Blog do Caminhoneiro,

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Falta de capacitação dos motoristas

Cargo 2842
A partir de jan/2014 todos os veículos  vendidos no país deverão ser equipados com freios ABS, incluindoônibus, caminhões e semi-reboques. Será hora de capacitar motoristas, experientes ou novatos, para utilizar essa novidade. Frear um veículo equipado com freios ABS requer uma mudança de hábito porque quem não estiver acostumado poderá reagir de forma incorreta.
Quando os sensores do ABS percebem que pode ocorrer o travamento das rodas, o sistema alivia a pressão e o pedal transmite uma vibração nitidamente sentida pelo pé. Uma reação comum é tirar o pé do freio, o que é não apenas errado, mas tremendamente perigoso em determinadas situações. Por mais experiente que seja o motorista, é uma tecnologia desconhecida e, portanto, requer treinamento.
É muito importante que frotas e empresas de transporte, seja de carga ou de passageiros, tenham em seu quadro um motorista instrutor para treinar os demais, receber novos veículos e novas tecnologias e transmitir isso aos demais.
E os motoristas que hoje compõem o quadro da empresa, sejam eles contratados ou agregados, será que estão adequadamente treinados? Será que realizam as tarefas corretamente? Em vista dos acidentes que vemos diariamente no noticiário, em especial com veículos de carga, é certo que boa parte não atende aos requisitos necessários.
Em matéria publicada na revista Transporte Mundial, edição 117 de março deste ano, tratando dos desafios do transporte da esperada safra recorde de grãos, havia um quadro com recomendações para cuidar bem dos implementos (reboques e semirreboques) e, dentre as recomendações citadas, vou destacar apenas duas:
- verificar semanalmente as condições da quinta-roda e pino-rei
- regulagem do ajustador de freio-mecânico a cada 2.000 km.
Vamos, então, fazer uma simulação. Uma viagem de ida e volta entre São Paulo – SP e Belém – PA, são quase 6.000 km. Se o ajustador de freio deve ser regulado a cada 2.000 km, saindo de São Paulo a primeira regulagem será em Colinas do Tocantins – TO, pouco antes de Araguaína. A segunda, próximo a Guaraí, também no Tocantins. E a terceira já de volta a São Paulo.
Quantos motoristas fazem isso? Se não houver uma oficina ou um mecânico para fazer a regulagem, o motorista está capacitado para realizar ele mesmo essa tarefa? E a empresa, orienta para que isso seja feito e dá o treinamento necessário? Vou mais além: a empresa tem em seu quadro alguém capacitado para dar tal treinamento e verificar, no retorno à base, se foi feito?
Um amigo sempre diz que, quando estamos numa transportadora, é fácil saber quem é motorista: é só procurar um grupo reunido jogando palitinho. Brincadeira à parte, um fato sempre me chama a atenção em tal situação.
Num grande pátio, com diversas docas com caminhões estacionados, nunca vejo os motoristas aproveitando o tempo enquanto aguardam o carregamento ou descarregamento da carga para verificar pneus, luzes, nível de água ou óleo, estado dos limpadores de para-brisas, etc.
Mesmo naquelas raras frotas que fazem uso de um check-list, é difícil encontrar um motorista aproveitando esse tempo parado para fazer algo útil e que trará mais segurança para sua viagem e para ele próprio.
É triste ver um equipamento que custa tão caro ser mal utilizado e mal cuidado. E quando o acidente acontece, vem a velha e esfarrapada desculpa de que “o freio falhou”. Pode até ser, mas muito antes falhou quem tem obrigação de cuidar dele.
Fonte: Editora Na Boléia – Texto Pércio Schneider

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Faixa exclusiva para ônibus em São Paulo - Capital

28/10/2013 - Para conhecimento e registro do trânsito em São Paulo - Capital nas proximidades do Aeroporto de Congonhas. Imagens da utilização da faixa exclusiva para ônibus...

Arquivo: José Rovaní, 2013.

Arquivo: José Rovaní, 2013.

Arquivo: José Rovaní, 2013.

Arquivo: José Rovaní, 2013.

Palestrante José Rovaní
Palestra VIP para Motoristas -  Hands On
Contato: treinamentos@highpluss.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Palestras VIP sobre Administrando os Conflitos para Equipe Transtusa - Joinville

Dias 15 e 17/10/2013 - Ministradas Palestras sobre "Administrando os Conflitos nos Transportes" para Motoristas do Fretamento e Urbano, Transporte Eficiente, Administrativo, Treinamento e Supervisores da Empresa Transtusa de Joinville. 

Agradeço a presença e as excelentes participações dos colaboradores da empresa que demonstraram comprometimento e alta maturidade nos diversos temas e situações analisadas na gestão dos conflitos no transporte de passageiros e dos serviços prestados aos clientes internos e externos.

Ótimos aprendizados foram gerados com foco na melhoria dos serviços a serem prestados aos clientes internos e externos da empresa.

Agradeço a Equipe Transtusa pela oportunidade e confiança em possibilitar a socialização de conhecimentos e experiências para a Equipe dos Motoristas Profissionais e colaboradores.

Muita luz e sabedoria para Equipe Transtusa na gestão dos transportes públicos em Joinville.

Muito obrigado!

Palestrante José Rovani
HighPluss Treinamentos - Joinville
Palestra VIP para Motoristas Profissionais - Contato: treinamentos@highpluss.com.br

Feedback de Cristiano - Instrutor de Treinamento - Transtusa  - Joinville
É com grande prazer que venho por meio desta, parabenizá-lo pela excelente palestra realizada nos meses que se seguiram em nossa empresa, Administração de Conflitos é algo que devemos sempre estar abertos e encarar este desafio de frente sem medo, compreendendo a necessidade do próximo, buscando a melhor alternativa para solução do problema. Tenho certeza que não só eu mas sim todos os que participaram, desejam ao Senhor muito sucesso e que em breve retorne a nossa equipe para nos dar um pouco mais de seus ensinamentos.
Parabéns Professor...

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ótimo Exemplo de Mobilidade Urbana em Bruges - Bélgica

Arquivo: José Rovaní, 2007.
Arquivo: José Rovaní, 2007.
Arquivo: José Rovaní, 2007.












                                           
                                                                               Espaço reservado para bicicletas 
                                                                                próximo a estação de trem

Durante visita a Cidade de Bruges na Bélgica constatei um belo exemplo de mobilidade urbana com a utilização da bicicleta no perimetro urbano da cidade, sendo que pode ser observado a cultura local nas fotos acima.

Percebi, que os moradores da cidade utilizam a bicicleta com muita predominância nos seus deslocamentos dentro da cidade. 

Existem muitos espaços nas ruas e próximo a estação de trem para que cada usuário da bicicleta tenha privilégios para manter seu meio de transporte em local de preferência e bem protegido.

Que nossos gestores públicos possam acessar as imagens que estão sendo publicadas e despertem para uma revisão do planejamento urbano no sentido de que existam mais projetos inovadores que venham a contemplar a utilização da bicicleta nas cidades brasileiras. 

Que tenhamos projetos urbanos onde seja priorizada a cultura da mobilidade urbana, e que a população possa conviver em equilíbrio entre os diferentes modais existentes nas cidades. 

A Mobilidade Urbana para os novos tempos é uma decisão inteligente! Pense nisso!

Palestrante José Rovaní
HighPluss Treinamentos
Palestra VIP sobre Mobilidade Urbana - Contato: treinamentos@highpluss.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Palestras VIP para Equipe de Motoristas da Transtusa - Joinville

 Arquivo: HighPluss, 2013.


Dias 24 e 26/09/2013 - Ministradas Palestras sobre "Administrando os Conflitos nos Transportes" na Empresa Transtusa de Joinville. Novos aprendizados foram gerados através dos diversos temas socializados sobre a realidade do motorista no transporte coletivo de Joinville. 

Agradeço a presença dos motoristas e as excelentes contribuições para o melhor entendimento para saber lidar com as situações de conflitos nos transportes.

Agradeço a Empresa Transtusa pela oportunidade e confiança em possibilitar a socialização de conhecimentos e experiências para a Equipe dos Motoristas Profissionais.

Muita luz e sabedoria para Equipe Transtusa na gestão dos transportes públicos em Joinville.

Muito obrigado!

Palestrante José Rovani
HighPluss Treinamentos - Joinville
Palestra VIP para Motoristas Profissionais - Contato: treinamentos@highpluss.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sábado Solidário BIG e Voluntariado Fundação Pró-Rim - Joinville - SC.

Resultado final do Trabalho Voluntário.
Carregamento dos alimentos no BIG Joinville.
Descarga dos alimentos na Fundação Pró-Rim.

Dr. Xuxo, Dr. Marcos e José Rovaní.


14/09/2013 - O evento "Sábado Solidário BIG" Joinville e a Equipe Voluntariado da Fundação Pró-Rim foi um sucesso. 

Ótimos aprendizados sobre como trabalhar num evento social! Grandes momentos para conhecer o comprometimento do ser humano nos tempos atuais. 

O trabalho voluntário desenvolve a habilidade social do ser humano. Pense nisso!

Os pacientes renais agradecem os clientes e o BIG Joinville. 

Muita luz e sabedoria para a Equipe Voluntariado da Fundação Pró-Rim!

José Rovaní Kurz
Participante do Trabalho Voluntário 



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Palestrante José Rovaní na Rádio Clube de Joinville

Arquivo: HighPluss, 2013.

Agradeço ao Marcelo Santos e a Marilise pela oportunidade que tive para socializar temas sobre Semana do Trânsito, SIPAT 2013 e palestras oferecidas pela HighPluss aos clientes do transporte de passageiros e cargas. Abraço e sucesso a Equipe da Rádio Clube de Joinville!

Abraço e sucesso para a Equipe da Rádio Clube de Joinville!

Palestrante José Rovaní
HighPluss Treinamentos 
Contato: treinamentos@highpluss.com.br