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sábado, 3 de março de 2012

MULTIPLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA EQUIPE

Publicado por José Rovani Kurz, Diretor na HighPluss, Palestrante e Professor Universitário.

A multiplicação dos conhecimentos surgiu das novas necessidades dos clientes dentro de uma realidade de mercado, onde as empresas precisavam estar preparadas para atingir as metas pré-estabelecidas.



Com a realidade de competição houve a necessidade das equipes de trabalho desenvolver suas habilidades técnicas e emocionais buscando atingir os resultados.

A multiplicação dos conhecimentos passou por uma interação forte entre a liderança e a equipe para que pudesse aumentar e diversificar os conhecimentos em favor de uma melhor resposta as necessidades dos clientes.

Sem dúvida, o referencial da equipe é a liderança, para isso a mente do administrador precisa estar aberta para receber e transmitir os conhecimentos, fazendo com que a equipe desenvolva as competências, objetivando atender as necessidades dos clientes externos e internos da empresa.

A transparência dos conhecimentos da liderança para a equipe, acontece a partir do momento onde existe uma confiança mútua, para que as diferenças culturais sejam absorvidas e aceitas, sempre com o foco no cliente.

Para que possamos superar as expectativas do cliente final, é necessário que a equipe esteja alinhada com os objetivos assumidos pela empresa diante do cliente.

sexta-feira, 2 de março de 2012

GUIA DAS 15 CAUSAS DOS ERROS

O artigo que leva o título "Guia das 15 causas dos erros" é resultado de um trabalho de acompanhamento e experiência vivenciada ao longo dos anos no ambiente das empresas fabricantes de carrocerias para ônibus, atuando no gerenciamento de área técnica pude perceber a existência de erros que acontecem, bem como a necessidade de investigar as causas dos erros, sua complexidade, repetição e a devida correção. Esse guia servirá de referência para que os gestores possam averiguar com mais rapidez as possíveis causas dos erros e a correta tomada de decisão.

1. Acúmulo de muitas tarefas numa mesma pessoa sem que exista um tempo mínimo para a devida revisão antes de liberar ao processo produtivo;

2. Baixo nível de conhecimento sobre o equipamento, máquina a ser operado pelo executante da tarefa;

3. Baixo nível de planejamento e organização da tarefa a ser executada;

4. Erro na execução da tarefa proposital para prejudicar interesses da empresa;

5. Erro pela deficiência de iluminação do ambiente de trabalho;

6. Erro proposital para estimular decisão da empresa em demitir o executante da tarefa;

7. Erro proveniente da deficiência visual do executante da tarefa;

8. Erro proveniente da dificuldade de uma melhor visualização da impressão no papel;

9. Erro proveniente da dificuldade na leitura e interpretação de desenhos mecânicos;

10. Erro proveniente da utilização de informações desatualizadas para realizar a tarefa;

11. Excesso de autoconfiança do executante na realização da tarefa levando a não revisão detalhada da tarefa;

12. Executante com baixa experiência e conhecimentos técnicos para realizar a tarefa;

13. Executante com baixa iniciativa para esclarecer as dúvidas com outras pessoas antes de realizar a tarefa;

14. Executante com baixo nível de concentração para a realização da tarefa, oriundo de problemas fora do ambiente de trabalho;

15. Falta de informações gerais e específicas para realizar a tarefa.

Fonte: José Rovani Kurz, Diretor na HighPluss, Palestrante e Professor Universitário. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que você precisa saber para conseguir um estágio ou emprego?

Com a proliferação dos cursos técnicos, tecnólogos e até mesmo alguns bacharelados específicos em logística, temos muitos estudantes nesta área. Claro que muitos deles (idealmente todos) irão ingressar no mercado de trabalho ainda durante seu curso, através de estágios. Nos próximos parágrafos você terá dicas e informações para conseguir seu primeiro estágio – ou melhorar o seu estágio atual.

O currículo

Seu currículo é a primeira e principal porta de entrada numa empresa. É através dele que as empresas decidirão se você será convidado a participar de uma entrevista ou não. Portanto, capriche no seu CV. No cabeçalho inclua seus dados pessoais e forma de contato (não se esqueça de incluir telefones e email).

Nos parágrafos seguintes do seu currículo, verifique 3x que tudo está escrito corretamente. Nada pior para a sua imagem do que erros de português na sua primeira apresentação. Se você não se garante, peça para alguém que entenda corrigir para você, como um professor.

Inclua seu curso atual e outros cursos relacionados que possam interessar ao empregador (línguas, informática, etc). Não minta nem exagere em suas habilidades. Dizer que fala “inglês avançado” e gaguejar numa possível entrevista em inglês (mesmo que seja só uma pergunta pra confirmar que você sabe mesmo) é a certeza de não ser contratado.

Sites especializados em gestão de carreira têm dicas para construir um currículo ganhador, vale a pena ler as dicas que eles oferecem na hora de construir o seu.

A entrevista

O mundo corporativo ainda é bem conservador: a primeira impressão é a que fica. Vista-se sobriamente. Não se espera que um estagiário vista-se como um executivo bem sucedido, mas você irá para uma entrevista que poderá lhe render um emprego, e não estará sentado na cozinha de sua casa. Use roupas adequadas. Tenha cuidado com a aparência: cabelos, unhas, barba, maquiagem, tudo deve ser cuidado e sem exageros, inclusive no perfume. Por respeito ao entrevistador, não deixe seu celular ligado e claro, seja pontual.

Durante a entrevista, seja você mesmo. Você e suas habilidades são o produto que a empresa quer, então venda-se bem e mais uma vez, seja sincero. Leia tudo o que puder sobre a atuação da empresa e sobre como pode ser sua inserção neste negócio para que você esteja preparado para os diferentes assuntos durante as perguntas.

Os direitos do estagiário

Com a Lei 11.788 de 25/09/2008 os estagiários estão mais protegidos e regidos por regras próprias. Dentre outros ela trata dos estágios feitos por alunos de cursos técnicos e superiores. Saiba que o estágio feito em acordo com a referida Lei não gera vínculo empregatício mesmo quando há concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, e apenas em casos excepcionais o estágio pode durar mais de 2 anos na mesma empresa.

Estagiários têm direito ao recesso remunerado (férias sem o abono de 1/3) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma Empresa ou, o proporcional ao período estagiado se menos de um ano (artigo 13º, caput e § 2º, da Lei 11.788/2008). O contrato de estágio, por não ter vínculo empregatício, pode ser rescindido a qualquer momento por qualquer das partes.

Se o estágio é feito em desconformidade com a Lei, ele caracteriza vínculo de emprego do aluno com a empresa do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

O mercado para estágios

Este é um mercado que voltou a ficar aquecido. Antes da aprovação da Lei dos Estágios havia 1,1 milhão de estagiários no Brasil e hoje existem apenas 900 mil. As vagas perdidas foram, em boa parte, devido ao não entendimento da Lei, que causou receio nas empresas em fazer novas contratações.

Dos 900 mil estagiários atuando neste momento, em torno de 650 mil são de nível superior e 250 mil de nível técnico. O número de vagas já é crescente e este é um bom momento para buscar seu primeiro estágio.

As vagas

As empresas não contratam estagiários porque são “boazinhas” ou porque têm dinheiro sobrando para ajudar. Elas contratam uma pessoa para fazer um trabalho de qualidade, e remuneram este trabalho adequadamente. Assim, pergunte-se: o que você tem a oferecer para uma empresa? Por que alguém deveria contratá-lo?

Muitas pessoas perguntam se devem procurar o primeiro estágio, na área de logística, já no primeiro semestre de curso. A resposta é tão breve quanto a pergunta: se você é capaz de fazer algo nesta área que mereça um salário, então vá buscar sua vaga. Se não, aguarde mais um pouco e vá ao mercado mais bem preparado.

A antiga regra do CHA é válida: o CHA representa 3 coisas que você deve ter na hora de procurar uma oportunidade. Competência, Habilidade e Atitude.

Competência diz respeito aos conhecimentos técnicos, e neste caso, para você que é estudante, você está no caminho certo. Complemente seus conhecimentos com cursos extras, línguas, informática, participação em eventos e tudo correrá bem nesta área. Habilidade diz respeito ao que você faz com seu conhecimento. Se o conhecimento é o saber, a habilidade é o saber fazer. Aqui é onde a experiência conta mais, e é onde você deverá aprender mais com o estágio. As atitudes representam sua vontade pessoal de conseguir, de vencer. Se a habilidade é o saber fazer, a atitude é o querer fazer.

Vá buscar a SUA vaga

As vagas existem, você só precisa correr atrás da sua. Veja na seção Há Vagas os anúncios de duas empresas com grande número de vagas para estagiários ou profissionais iniciando a carreira, com oportunidades em todo o Brasil. Nas últimas 3 semanas recebi 3 emails de pessoas que se inscreveram através destes anúncios e em aproximadamente 1 mês conseguiram uma oportunidade. O custo é baixo frente ao benefício que um emprego vai lhe proporcionar (há planos de até R$ 19 por mês – no momento que verifico este preço estamos em novembro de 2010), portanto pense em investir alguns reais no seu futuro.

Espero que você esteja mais preparado para buscar seu espaço no mercado! Boa sorte e bom trabalho!

Veja mais matérias na série especial sobre carreira e profissão na área de logística.

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Fonte: Dados do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) e InfoMoney

Publicado por  Marcos Aurélio da Costa no site http://www.logisticadescomplicada.com