sábado, 11 de outubro de 2014

O Mecanismo do Freio Motor





















O freio motor é um sistema auxiliar muito utilizado em caminhões, já que se aproveita da potência do motor como força de frenagem. Atualmente, com as novas tecnologias, já existem soluções eletrônicas de freio motor.

Inicialmente, saiba que os sistemas de freios auxiliares se dividem em freios contínuos primários e secundários de acordo com a montagem dentro do trem de força dos veículos comerciais com motorização diesel. Entre as vantagens destes sistemas destacam-se: redução de velocidade do veículo com maior segurança; melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo, descidas e viagens mais rápidas; menor consumo de combustível; economia dos freios de serviço; diminuição do custo operacional e vantagens ambientais.


Os primários
Os freios contínuos primários atuam sobre o trem de força antes da caixa de mudanças. Portanto, a potência de frenagem depende da rotação em que se encontra o motor e se pode incrementar a potência de frenagem através de mudanças de marchas. Podemos dizer que freios contínuos primários são os freios que atuam no motor. Um exemplo de freio primário é o sistema de freio motor. Ele pode ser do tipo borboleta de pressão dinâmica, montado no sistema de escapamento. Quando a borboleta do freio motor se fecha, o ar expulso do cilindro no 4º tempo do motor (escapamento) é comprimido no coletor de escape, gerando uma contrapressão no sistema de escapamento. Tal compressão resulta na frenagem do motor e, consequentemente, provoca a desaceleração do veículo.

Para ativar o freio motor, há um botão no painel de instrumentos ou uma alavanca multifuncional na coluna de direção do veículo, que permite sua utilização individual ou simultânea com o freio de serviço. O acionamento da borboleta do freio motor é feito por um cilindro pneumático, através de comando eletropneumático.

O freio motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desacelerações em tráfego normal.

Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanças, maior será a eficiência do freio motor. A correta utilização do freio motor não causa danos ao motor e permite prolongar a vida útil das guarnições e tambores de freio. Em longos declives, a utilização do freio motor poupa o freio de serviço, assegurando sua total eficiência em caso de eventuais emergências.

Quando aplicado o freio motor, o motor poderá até atingir a rotação máxima permitida sem que isto implique em algum dano.


Os secundários
Os sistemas de freios contínuos secundários são montados entre a caixa de mudanças e o eixo motriz atuando assim na cadeia cinemática. Seu efeito de frenagem depende do número de rotação da árvore de transmissão (cardã) e a potência aumenta conforme aumenta a velocidade do veículo. Estes sistemas de freio são exclusivamente retardadores. Os tipos mais comuns de retardadores são: retardador hidráulico (retardador hidrodinâmico) e o retardador eletromagnético (freio por correntes induzidas).

Na carcaça do retardador hidráulico, estão alinhados um rolete de palhetas fixo (estator) e um rolete de palhetas giratório (rotor), unido à árvore de transmissão do veículo.

Ao se ativar o retardador hidráulico, um sistema pneumático introduz óleo sob pressão nessa carcaça. O rotor empurra o óleo contra o estator, que é freado.

A energia hidrocinética do óleo é dissipada como energia térmica. Um trocador de calor se encarrega de dissipar a energia térmica através do sistema de arrefecimento do motor.

O retardador está diretamente incorporado à caixa de mudanças ou a uma árvore de transmissão dividida. O rendimento da frenagem do retardador depende do regime de rotação da árvore de transmissão.

Para ativar o retardador hidráulico em conjunto com o freio motor, há uma alavanca multifuncional na coluna de direção do veículo, que permite sua utilização individual ou simultânea com o freio de serviço. O condutor pode solicitar a atuação parcialmente ou até 100%, e deve ser ativada de forma progressiva.

O retardador hidráulico é um freio de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade.

A potência de frenagem do retardador hidráulico é de aproximadamente o dobro do valor da potencia do motor do veículo.

O retardador eletromagnético é constituído por um estator fixo e por um rotor que gira acoplado à árvore de transmissão. No estator são instaladas bobinas magnéticas de alta potência.

Quando uma corrente elétrica circula pelas bobinas, forma-se um campo eletromagnético no sentido contrário da rotação da árvore de transmissão e o rotor dentro desse campo sofre uma ação de frenagem.

O rendimento do freio por correntes induzidas depende da intensidade da corrente e do regime de giro da árvore de transmissão. O calor gerado é arrefecido por ar ou por líquido de arrefecimento.

Para ativar o retardador eletromagnético em conjunto com o freio motor, há uma alavanca multifuncional na coluna de direção do veículo, que permite sua utilização individual ou simultânea com o freio de serviço. O condutor pode solicitar a atuação parcialmente ou até 100% e deve ser ativada de forma progressiva.

Fonte: Revista O Caminhoneiro.

Publicado em 27/08/2011 por Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro.

domingo, 7 de setembro de 2014

Agradecimentos ao Giassi Supermercados de Joinville - Nova Loja no Bucarein

06/09/2014 - Muito agradeço ao Sr. Paulo Scheidt, Gerente da Nova Loja Giassi no Bucarein em Joinville pela oportunidade em divulgar o Livro Motorista Comprometido. 
Também agradeço a atenção dispensada ao Sr. Sérgio, Sub-gerente. 
Arquivo: Nelsi Kurz, 2014.


Desejo muita luz, saúde e felicidades no projeto de vida de cada colaborador da Equipe Giassi! 

Grande abraço,

José Rovaní Kurz
Autor do livro: Motorista Comprometido
Contato: pedidos@highpluss.com.br

Agradecimento Especial do Motorista Comprometido

Arquivo: Nelsi Kurz, 2014.

06/09/2014 - Agradecimento especial aos amigos, profissionais de diversos segmentos do transporte, instrutores de auto-escolas, ex-colegas de trabalho, professores e aos novos contatos que tive a oportunidade de adquirir novos aprendizados. Foi um sábado muito especial de excelentes aprendizados para a vida pessoal e profissional, bem como, ter a oportunidade de comemorar o dia do meu aniversário.

Grande abraço e muita prosperidade no projeto de vida de todos presentes. Muita luz! 

José Rovaní Kurz
Autor do livro: Motorista Comprometido
Contato: pedidos@highpluss.com.br

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como Atrair, Desenvolver e Reter Motoristas na Empresa?

Arquivo: HighPluss Treinamentos.

HighPluss Treinamentos disponibiliza a Palestra

"Como Atrair, Desenvolver e Reter Motoristas na Empresa?"

As empresas que acreditam e investem no desenvolvimento intelectual dos motoristas, sem dúvida, irão obter benefícios diferenciados na gestão do seu negócio e irão agregar valor nos serviços prestados aos clientes. 

Vivemos num momento de mudanças rápidas na sociedade, sendo que é exigido uma gestão diferenciada para que possa antecipar as necessidades do mercado. 

O Motorista capacitado intelectualmente transmite confiança e segurança em toda a cadeia de serviços e gera resultados eficazes para a empresa e aos clientes. Pense nisso!

Contato para agendar a palestra: treinamentos@highpluss.com.br

HighPluss agradece sua confiança!


domingo, 10 de agosto de 2014

Agradecimento especial do Motorista Comprometido

Arquivo: Nelsi Kurz, 2014.

09/08/2014 - Agradecimento especial a todos os amigos, professores, profissionais de diversos segmentos do transporte, ex-colegas de trabalho e aos novos contatos que tive a oportunidade de adquirir novos aprendizados. Foi um sábado de excelentes aprendizados para a vida pessoal e profissional. 

Grande abraço e muita prosperidade no projeto de vida de todos presentes. Muita luz! 

José Rovaní Kurz
Autor do livro: Motorista Comprometido
Contato: pedidos@highpluss.com.br

Agradecimentos ao Giassi Supermercados de Joinville

09/08/2014 - Muito agradeço ao Sr. Manoel, Gerente da Loja Giassi da Dr. João Collin em Joinville pela oportunidade em divulgar o Livro Motorista Comprometido. 
Também agradeço a atenção dispensada ao Sr. Maicon, Sub-gerente. 

Arquivo: Nelsi Kurz, 2014.

Desejo muita luz, saúde e felicidades no seu projeto de vida! 

Grande abraço,

José Rovaní Kurz
Autor do livro: Motorista Comprometido
Contato: pedidos@highpluss.com.br

domingo, 15 de junho de 2014

Pedestre na faixa de segurança em Joinville

Arquivo: José Rovaní, 2012.

Muita atenção nos detalhes da imagem! O sinal estava aberto para o pedestre cruzar a faixa de segurança, porém o motorista decidiu avançar o sinal. Fato constatado pessoalmente.

Diariamente observa-se as dificuldades dos pedestres cruzarem as faixas de segurança em determinados pontos da cidade. Praticar a educação no trânsito é uma decisão inteligente!

Praticar a direção defensiva é uma decisão inteligente! Pense nisso!

O Livro Motorista Comprometido é recomendado para os motoristas, gestores do transporte e para as auto-escolas. Contato: pedidos@highpluss.com.br

Autor: José Rovaní Kurz - Edição 2014.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Marca dos 3.000 acessos ao conteúdo postado "Recomendações Recebidas no LinkedIn"

RECOMENDAÇÕES RECEBIDAS 3.000 acessos no Blog Palestrante José Rovaní 

Caro visitante do Blog Palestrante José Rovaní,

Muito agradeço a você pela marca significativa dos 3.000 acessos ao conteúdo postado.

Estou muito satisfeito em compartilhar as recomendações recebidas de profissionais especiais que tiveram a sabedoria e a motivação em exteriorizar seu pensamento sobre o trabalho que realizei  nos ambientes que vivenciamos e produzimos excelentes resultados no projeto de vida de cada profissional.

Muita luz e sabedoria para conduzir seu projeto de vida!

José Rovaní
@palestrarovani

terça-feira, 20 de maio de 2014

Entrevista na TV Cidade de Joinville - Espaço Cidadania

Arquivo: HighPluss, 2014.

20/05/2014 - Entrevista na TV Cidade de Joinville - Espaço Cidadania, programa comandado por Eduardo Lima, sendo que foi apresentado aos telespectadores o Livro Motorista Comprometido.

Também foram socializados conhecimentos e experiências sobre temas da realidade do motorista, trânsito nas cidades e estradas brasileiras, educação no trânsito e caminhos para atingir o comprometimento profissional.

Muito agradeço ao Eduardo Lima pelo convite e a oportunidade em divulgar a obra destinada aos motoristas, carreteiros, estradeiros, autônomos, futuros motoristas e gestores do transporte rodoviário.

Seja você um Multiplicador da Segurança no Trânsito, e Seja um Motorista Feliz!

Tenha uma ótima viagem!

Abraço,

José Rovaní Kurz
Contato: treinamentos@highpluss.com.br
              pedidos@highpluss.com.br
Twitter: @palestrarovani