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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Efeitos da Ruptura no Nivel de Serviço ao Cliente

Após uma pesquisa com amostra de 29 paises e mais de 71 mil consumidores, os quais, ao não encontrar o produto na gôndola (stock out) do supermercado, adotará as seguintes decisões, considerando a ocorrência de uma forma geral:

9% - desistem da compra
15% - postergam a compra
26% - substituem por outra marca
19% - compram outro produto da mesma marca, com preço e/ou conteúdo e/ou tamanhos diferentes
31% - compram o produto em loja de concorrência.

Publicado no Artigo "Estoques em um Supermercado",escrito por Rômulo de Menezes,  Revista Mundo Logistica, nr. 25, nov./dez. 2011.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Como desenvolver um Plano Diretor em Logistica?

O nivel de serviço aos clientes pode ser considerado o ponto de partida para o desenvolvimento de um Plano Diretor em Logistica. 

A partir de uma visão clara e objetiva daquilo que se deseja ofertar aos clientes nos diferentes canais de distribuição atendidos, será construida uma ampla proposta, traduzida em ações que contemplem infraestrutura operacional, tecnologias para a gestão, capacitação da equipe e revisão dos processos sob a ótica de valor agregado ao cliente interno e externo. Recomendo a leitura do artigo completo.

Fonte: publicado artigo "Plano Diretor em Logistica" na Revista Mundo Logistica, nr. 24, set./out. 2011 - Marco Antonio Neves.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dica - A Qualidade do Talento

Ter um candidato de nivel "Bom" para atender uma posição logo no inicio de um processo de seleção pode parecer ser a melhor alternativa para todo o processo, porém a contratação errada de profissionais gera impactos negativos imediatos e por toda a empresa, trabalhos não são bem-feitos, integrações entre funções não são bem compreendidas e percepções incorretas de escopo, papéis e responsabilidades se tornam comum. Recomendo ler o artigo completo. Boa leitura e reflexões!

Fonte: artigo sobre "O Paradoxo da Falta de Talentos em Supply Chain", escrito por Eduardo Vecchi e Steven Laiss, publicado na Revista Mundo Logistica, nr. 24, set./out. 2011.