INSTAGRAM

https://www.instagram.com/joserovanipalestrante/

sábado, 29 de março de 2014

BYD vai testar ônibus elétrico no Rio de Janeiro

ônibus
Ônibus elétrico chinês da BYD deve começar a circular no Rio de Janeiro em testes. Reprodução TV Globo.
BYD vai testar ônibus elétrico chinês no Rio de Janeiro
Empresa chinesa consegue demonstrar veículo em mais uma cidade
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa chinesa do setor automotivo BYD – Build Your Dreams vai testar a partir desta segunda-feira, dia 31 de março seu modelo de ônibus elétrico puro na cidade do Rio de Janeiro.
O veículo vai operar na linha 249 (Água Santa – Centro).
Com isso, a empresa que pretende instalar neste ano uma planta no Brasil consegue apresentar o ônibus elétrico, que depende apenas de bateria para funcionar, em mais uma cidade.
Uma unidade do modelo circula em Sorocaba, no Interior de São Paulo. A BYD já circulou com o ônibus em São Paulo, Palmas, Brasília e Salvador.
CARACTERÍSTICAS:
Com 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura, 3,36 metros de altura e carroceria com padrões chineses, o veículo terá o desempenho operacional avaliado em Sorocaba, a exemplo do que ocorreu nas demais cidades. O veículo é acessível, com piso baixo e rampas.
O ônibus é dotado de baterias de fosfato de ferro que precisam de cinco horas para ser recarregadas. A autonomia do elétrico chinês da BYD é de 250 quilômetros a 320 quilômetros, dependendo das condições de operação e da lotação.
Há dois motores elétricos no eixo de tração, o que segundo a BYD, aumenta a força do veículo e permite um melhor desempenho, com redução inclusive no nível de ruído, ampliando o conforto dos passageiros.
Assim como ocorreu nas outras cidades, em Sorocaba o elétrico recebeu adesivos referentes ao município e as inscrições de que o ônibus não emite nenhum tipo de poluente.
INVESTIMENTOS:
A BYD, que anunciou a intenção de investir US$ 100 milhões para construir uma fábrica de ônibus elétricos no Estado de São Paulo, já circulou com o modelo em diversas cidades, entre elas, São Paulo, Brasília, Salvador e Palmas
Após a conclusão da planta paulista, a BYD espera chegar até 2016 a uma produção de 4 mil ônibus elétricos por ano para o Brasil e países vizinhos da América Latina.
. A empresa tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, quer crescer em todo o mundo com a produção de ônibus não poluentes.
Em novembro do ano passado, a BYD deu início a produção de ônibus elétricos em uma fábrica inaugurada em Lancaster, na Califórnia. Os investimentos nessas instalações são de US$ 30 milhões na fase inicial, segundo a empresa.
A BYD foi criada em 1995 e hoje tem plantas e escritórios em Hong Kong, Taiwan, Índia, Coréia do Sul, Japão e Europa.
Só na China e nos escritórios, são empregadas 150 mil pessoas.
RIO TESTOU ÔNIBUS ELÉTRICO SÓ COM BATERIAS EM 1917
Confira a história:
Publicado em 28/03/2014 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário