terça-feira, 30 de julho de 2013

Táxi pode ser liberado em faixas de ônibus


ônibus
Ônibus é obrigado a sair de sua faixa exclusiva na Avenida Paulista para embarque em táxi. O veículo parou apenas numa parte do recuo, impossibilitando a passagem do ônibus. Foto: Adamo Bazani.
Táxi pode ser liberado em faixa de ônibus
Estudo não tem data para ser concluído
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo recebeu neste ano aproximadamente 90 quilômetros de faixas exclusivas com o objetivo de priorizar os transportes coletivos e aumentar a velocidade dos ônibus.
Vias importantes como no Corredor Norte Sul, Marginais dos Rio Pinheiros e Tietê, Avenida Paulista e Avenida Sapopemba são exemplos der onde foram implantadas as faixas.
Por elas, é proibida a circulação de táxis.
Mas a Secretaria Municipal de Transportes e a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego estudam a possibilidade de permitirem que os táxis com passageiros usem as faixas que hoje são destinadas apenas para ônibus.
Os estudos não têm data para conclusão, mas devem ser realizados pelas reclamações de taxistas e passageiros.
Hoje os táxis só podem circular com passageiro pelos corredores de ônibus que ficam à esquerda da via.
Na avenida Paulista, por exemplo, a reportagem da CBN flagra diariamente invasão de táxis nas faixas, inclusive para embarque e desembarques.
Quem invade faixa de ônibus está sujeito a multa de R$ 53,20 e perda de 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e quem invade corredor perde cinco pontos na Carteira e está sujeito à multa de R$ 127,69. Essas multas valem para taxistas que trafegam sem passageiros nos corredores.
Publicado em 30/07/2013 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário