terça-feira, 11 de setembro de 2012

Volvo é a empresa com as melhores práticas de desenvolvimento profissional do Brasil


A Volvo foi reconhecida como a empresa com as melhores práticas em desenvolvimento profissional pelo guia As Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S/A, da editora Abril. O destaque foi também em função do alto número de funcionários com mestrado e doutorado. “Seu quadro de funcionários exibe uma elite cultural rara de se encontrar nas empresas brasileiras”, destaca a publicação. São 64 mestres, 12 mestrandos, três doutores, cinco doutorandos e um PhD.
“É uma felicidade estarmos, mais uma vez, entre as melhores para trabalhar. Nosso time é talentoso e comprometido. Este é o nosso maior diferencial”, afirma Roger Alm, presidente do Grupo Volvo na América Latina. “Este prêmio é uma clara demonstração de que a valorização das pessoas é o que faz a diferença”, complementa Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos da Volvo.
Nos últimos cinco anos, a Volvo investiu R$ 2,5 milhões no desenvolvimento de seus funcionários. A empresa mantém um programa de educação que fornece bolsas de estudos para funcionários desde a complementação do ensino fundamental e médio até doutorado.
Na área de educação complementar e técnica, os funcionários participam de treinamentos que abrangem cursos de natureza técnica-operacional e de desenvolvimento comportamental. Em média, cada funcionário recebe anualmente mais de 40 horas de treinamento e desenvolvimento, realizados interna ou externamente, de acordo com a necessidade de cada um.
Entre as melhores
Além do destaque em desenvolvimento, a Volvo também ficou em quarto lugar entre as 150 melhores para se trabalhar no Brasil. A nota final da empresa, no entanto, foi maior que a alcançada em 2011, quando foi eleita a melhor para trabalhar pela publicação. Este ano, a nota final, que indica o índice de felicidade no trabalho, foi 90,1 e, no ano passado, foi 89,4. “Sinal que melhoramos e que outras empresas também estão investindo na valorização dos funcionários e no aumento da qualidade de vida no trabalho”, declara Morassutti.
A empresa sempre está presente entre as 10 melhores neste levantamento. Ocupou primeiro lugar em 2008 e 2011, o segundo em 2010, o terceiro em 2009 e o quinto em 2007. Fabricante de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, a Volvo tem 3,9 mil funcionários em Curitiba, capital do Paraná, sede da companhia na América Latina.
O Guia 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar é realizado pela revista Você S/A da editora Abril, um dos maiores grupos editoriais da América Latina.. É considerado o estudo mais profundo de ambiente de trabalho das empresas brasileiras.
O processo de escolha das melhores empresas brasileiras para trabalhar do guia Você S/A é extremamente rigoroso. A partir da inscrição, as empresas passam por diferentes etapas. Funcionários e executivos têm de responder um questionário, além de apresentar as políticas de trabalho e de gestão da empresa. Para garantir isenção e seriedade, os participantes são escolhidos por um programa de computador, e não pela empresa. Depois de respondidos os questionários – num processo via internet e totalmente sigiloso – os pesquisadores passam para a etapa seguinte, de pré-classificação.
Na fase final, todas as empresas, sem exceção, são visitadas por um grupo de jornalistas do Guia para checar, por meio de uma espécie de auditoria, todas as informações e dados colocados nos questionários e nas apresentações da fase anterior. Os jornalistas conversam com dois grupos – gerencial e operacional –, também escolhidos aleatoriamente, além de manter um encontro formal com representantes de RH da organização e o principal executivo da área.
Fonte: Volvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário