terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O CAMINHO DO SUCESSO ESTÁ NAS EQUIPES MULTIFUNCIONAIS

Com a globalização da economia e a abertura de mercado, tornou-se necessário as empresas organizarem-se internamente no sentido de que as pessoas realizem suas atividades num ambiente de trabalho sob condições diferenciadas.



A necessidade das empresas desenvolverem-se numa base empresarial voltada à Qualidade e Produtividade exigiu delas um perfil competitivo no mercado, fazendo com que os níveis hierárquicos da empresa submetessem às mudanças na administração de equipes onde a multifuncionalidade passou a ser decisiva para atingir os resultados empresariais planejados.

O investimento das empresas nos recursos humanos começou a ser extremamente importante para que houvesse um desenvolvimento emocional e técnico das pessoas, com o objetivo de permitir uma evolução nos produtos e serviços oferecidos ao mercado globalizado.

O sucesso da competitividade das empresas está na administração de equipes multifuncionais voltadas a resultados competitivos, onde há necessidade dos administradores aplicarem a criatividade e a inovação nas decisões empresariais.

A harmonia da equipe multifuncional conduz a empresa ao sucesso, fazendo com que a confiabilidade dos clientes nos produtos e serviços oferecidos ao mercado, sejam preferidos nas decisões de compra.

Para tanto, é necessário políticas empresariais voltadas à otimização dos recursos humanos no sentido de desenvolver suas capacitações técnicas e emocionais, buscando motivá-los para um crescimento contínuo. A empresa precisa buscar uma eficácia nos seus processos industriais, produtos e serviços, com o objetivo de manter-se no mercado.

Com a abertura do mercado brasileiro, as empresas nacionais perceberam a necessidade de buscar a multifuncionalidade, tornando as pessoas mais integradas nas suas atividades dentro da empresa e buscando resultados melhores para atender o mercado cada vez mais exigente.


A formação de equipes multifuncionais está possibilitando as empresas prepararem-se melhor para lidar com o mercado desconhecido e ágil nas diversificações dos produtos e serviços.

A necessidade das empresas trabalharem com custos reduzidos e entrega dos produtos em prazos menores está exigindo uma gestão participativa das pessoas, para que estejam preparadas para desempenhar a multifuncionalidade dentro da empresa.


As empresas que melhor identificarem os seus talentos e aproveitarem os recursos humanos para realizarem as atividades planejadas, terão nas equipes multifuncionais um diferencial competitivo favorável para sobreviver no mercado e buscar a concorrência globalizada.


A multifuncionalidade é o caminho para as empresas de sucesso, para isso os recursos humanos da empresa precisam ser valorizados e reconhecidos como elos da estratégia empresarial a ser adotada na empresa. Sejamos prósperos!

Fonte: José Rovani Kurz, Engenheiro Mecânico pela UCS, Pós-graduação em Administração de Empresas pela UNIVILLE, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário