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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Caio e Marcopolo querem alugar a Busscar



Busscar
Ônibus da Busscar. Caio e Marcopolo protocolaram proposta para alugar o parque fabril da empresa em Joinville. Aluguel seria de R$ 300 mil por mês e atividades poderiam empregar até 600 pessoas.
Joint Venture Caio/Marcopolo protocola proposta de aluguel da Busscar
Valor proposto é de R$ 300 mil por mês. Empresas usariam parque fabril em Santa Catarina
ADAMO BAZANI – CBN
Uma possível alternativa para o pagamento dos credores da encarroçadora Busscar pode vir de uma proposta protocolada pela joint-venture composta pela Marcopolo e Caio/Induscar, também fabricantes de carrocerias de ônibus
As empresas propuseram à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuida do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.
Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês.
De acordo com o Sindicato dos Mecânicos de Joinville, a proposta possibilitaria a contratação imediata de 500 a 600 funcionários da Busscar, que aguardam resolução o processo trabalhista.
O dinheiro iria para um fundo e seria usado para o pagamento das dívidas da encarroçadora.
A proposta foi protocolada no dia 26 de fevereiro de 2013 pelo advogado Marcio Cezar Janjacomo, que assinou a petição como representante da Caio Indusscar Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda e Coligada, que, segundo o sindicato, seria a Marcopolo.
A falência da Busscar tem custado caro. Por mês são cerca de R$ 130 mil para o serviço de administração judicial.
O Sindicato dos Mecânicos de Joinville analista a proposta. Os sindicalistas veem com otimismo a proposta por ela ser a primeira iniciativa concreta de investidores para produção de fato ônibus após a decretação da falência da encarroçadora fundada pela família Nielson.
Segundo o texto da petição, há possibilidade de produção efetiva das carrocerias na planta.
” Após 90 dias, a locatária entregará um relatório de todo o parque fabrill, informará o que utilziará na produção de suas carrocerias, e os demais utensílios não aproveitados serão entregues a massa para imedita venda”
Além disso, a Comissão de Trabalhadores, formada por ex funcionários da Busscar, formaliza a criação da Cooperbuss que também pretende assumir a produção na empresa. Até agora a iniciativa já reuniu 540 trabalhadores.
Agora, o passo é buscar financiamento do BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e de outras instituições financeiras, além de apoio de lideranças políticas.
A Comissão já criou um plano de negócios.
Em nota, o sindicato disse que acredita na retomada da produção de ônibus da Busscar.
“A entidade sindical deseja que o processo se acelere para que os trabalhadores e trabalhadoras possam receber os seus direitos trabalhistas, salários atrasados e outros, no mais breve tempo possível. E acredita também na retomada da produção de ônibus em Joinville, para a geração de novos postos de trabalho e renda para os trabalhadores.”
Publicado em 28/02/2013 por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Blogpontodeonibus

Um comentário:


  1. A proposta da Marcopolo/Caio, sem dúvida, é a melhor saída para a retomada da produção industrial e uma efetiva solução para as indenizações dos colaboradores. Os profissionais da ex-Busscar merecem uma nova oportunidade de trabalho. É uma solução inteligente para todos!

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